Classic blue: a cor de 2020 da Pantone

A Pantone anunciou a cor de 2020 no fim do ano passado, e é um azul profundo e imersivo: o Classic Blue. Sua justificativa foi nos propor uma cor tranquila e imersiva, de fácil processamento, que é um conforto para nós. A ideia é passar proteção e estabilidade. O Classic Blue é, ao mesmo tempo, simples e sofisticado, além de ser uma cor atemporal.

Pantone/Reprodução

O que é a Pantone, afinal? 

A Pantone é uma empresa que cataloga as cores por meio de codificações específicas, de forma que você consegue usar um código como referência e saber exatamente a cor que você quer usar. Parece com o código-fonte de HTML, mas é uma linguagem diferente, mais voltada para catalogação. 

Mas por que a Pantone é tão importante? 

Ela virou uma referência para o Design no geral pois ela foi inovadora ao criar o sistema de catalogação de cores por meio de numeração. A ideia era fazer que as escolha e a descrição de cores fossem mais precisas. Havia muitos erros gráficos em impressões até os anos 1960. Então, em 1968, Lawrence Herbert criou o sistema de catalogação para resolver esse problema. 

Hoje em dia a Pantone não é uma referência de cores, mas uma verdadeira autoridade quando se trata de Design. Seu sistema de catalogação serve de referência na Moda e no Design no geral.

A Pantone, depois dos anos 2000, tomou proporções gigantescas, principalmente por conta do marketing dessa virada de milênio. Hoje em dia a Pantone tem linhas de produtos com sua marca, como tênis, canecas, agendas e muitas outras coisas associadas ao design. Também tem rede de hotéis, o Pantone Color Institute, que promove treinamentos e cursos na área de design e cores. 

Pantone/Reprodução

Todo ano a Pantone escolhe uma cor para reger aquele ano. Essa cor será a cor que estará em alta durante o ano, seja em roupas, em peças de design gráfico, na decoração em geral. 

Ano passado a Pantone elegeu a Living Coral como a cor do ano 2019. O Coral ficou super em alta na moda e na decoração, e até mesmo em artigos pessoais, como garrafinhas d’água (a minha é coral kkkk). A motivação era a busca pelo otimismo e a alegria, e também a preocupação com a natureza marinha. 

Esse ano ela lançou a Classic Blue como cor de 2020, motivada pela busca da proteção, simplicidade e estabilidade para começar uma nova era. Mas esse ano, ela fez uma experiência multissensorial: lançou a cor, fragrância, vela, drinks e áudio que remetem a cor eleita.

O Classic Blue na decoração

Essa cor vai bem em qualquer ambiente, desde sala de estar até a varanda, e pode ser usada em diversos estilos sem medo de ser feliz. Fica bem em paredes, objetos, mobiliário ou pequenos detalhes. 

Bebikko/Reprodução

Você pode usar com um toque monocromático, usando outros tons de azul na sua composição. Esse tipo de decoração está super em alta nesse ano de 2020, e promete estar muito presente nos ambientes, principalmente em salas de estar e cozinha.

Remodelista/Reprodução

Pode também colocar cores como amarelo e rosa chá, pois dá um toque de cor e um contraste bacana na composição. 

Pinterest/Reprodução

Não esquecendo também as cores neutras, você pode optar por usar o Classic Blue com branco ou com tons de castanho claro.

Design Chic/Reprodução

Essa cor também pode ser usada em varandas, num ambiente bem iluminado ou que segue um estilo mediterrâneo (tipo os ambientes das casas gregas, sabe?). 

Pinterest/Reprodução

O Classic Blue é uma cor simples e sofisticada que promete fazer parte das diversas decorações ao longo desse ano. Então, se jogue sem medo de ser feliz.

Você curtiu essa cor? Comenta aqui embaixo sua opinião sobre a escolha da Pantone. 

E não esqueça: beba água, faça carinho no gatinho e até o próximo post!

Compartilhe:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *