Decoração em 2020: Novas Tendências

Começando mais um ano e a gente já fica na expectativa de ver o que vai ser mais presente na decoração em 2020, assim como na moda, não é? Foi por isso que eu reuni vocês aqui hoje. Esse ano veio cheio de novidades bacanas, alguns resgates do tempo, outras coisas que foram mantidas, e a união disso tudo ficou muito boa. 

Tendências para decoração em 2020

Classic Blue

Vamos começar pela cor do ano da Pantone. No fim do ano passado, a Pantone lançou sua cor do ano de 2020: o Classic Blue. A ideia é passar tranquilidade e serenidade em uma era conturbada. Então sabemos que esse tom de azul bem escuro estará super em alta esse ano. 

Pinterest/Reprodução

As opções de uso são infinitas: você pode usar em uma ou mais paredes (tendo cuidado só em não perder a iluminação do seu ambiente), pode usar no sofá (sofás azuis estão em alta desde o ano passado), em pequenos objetos espalhados, na cortina em uma mesinha de canto… Escolhe sua composição e solte a imaginação.

Pinterest/Reprodução

Neo Mint

Apesar de a Pantone eleger o Classic Blue como a cor do ano, o queridinho mesmo é esse verde menta pastel que é a cara do verão: o Neo Mint. Mesmo sendo mais associado a um clima mais quente, o Neo Mint tem sido bastante usado no inverno, principalmente na Europa. O Neo Mint traz serenidade e frescor ao ambiente, dá uma luminosidade pastel e deixa o ambiente muito fofo. 

Pinterest/Reprodução

Dá para usar essa cor linda nas paredes, nos azulejos, nos objetos, nos estofados e nos tecidos. Ele fica muito bem com tons de madeira natural, rosé gold, branco e com a cor living Coral, que foi a cor da Pantone do ano passado.

Pinterest/Reprodução

Monocromia

Deixar os ambientes de uma única cor, ou com uma paleta de uma única cor, tem estado cada vez mais em alta. Ao pintar a parede de uma cor, passe a tinta também nas esquadrias e na porta. Use o sofá da mesma cor da parede, almofadas com nuances da mesma cor. Temos um ambiente monocromático. 

IKEA/Reprodução

Esse é um tipo de ambiente que deve ser montado com certo cuidado, pois pode ficar monótono e entediante, mas se bem for bem sucedido, o resultado pode ser surpreendente.

IKEA/Reprodução



Você pode ver outras inspirações aqui também:

Decoração: Um passeio pelos estilos

Plantas decorativas na sala de estar



Reaproveitamento de Materiais

Sustentabilidade tem sido o foco de muitas novas tendências em várias áreas (e isso é maravilhoso), e na decoração não poderia jamais ser diferente (logo nós, as almas de DIY no Pinterest hahaha). Essa tendência só cresce com o passar dos anos, e esse ano ela veio com tudo.

Use palets, pois ideias e formas de uso não faltam: mesa, sofá, painel, jardim vertical, bancada, adega, bar… o céu é o limite. Mas nem só de palets vivem os reaproveitamentos. Você pode usar aquela porta antiga que você cansou e quer trocar para fazer uma mesa de área externa. Use aquela grade demodê e faça um painel de plantinhas com ela (ou faça como Marcelo Rosenbaum e a transforme em uma mesa também hahaha). 

Pegue aquele móvel antigo colonial e dê uma repaginada nele. E aquela escada velha, pinte como preferir e use para pendurar roupas. Pegue aquela xícara que sobrou do conjunto quebrado e faça um vasinho de suculentas. Aquele guarda-roupa que está se desmanchando pode ter as portas reaproveitadas como prateleiras. Roupas que você não quer mais podem ser transformadas em almofadas bonitinhas. Tudo é questão de perspectiva.

Natureza

Quem não ama uma plantinha em casa, não é? Mas as plantas não são a única forma de trazer a natureza para dentro de casa. O uso tecidos ecológicos, palhas e materiais de fácil reposição na natureza é algo que se tem buscado e que esse ano promete ser mais presente.

Cores terrosas também são super bem-vindas para compor o ambiente, aliados aos tons de verde (inclusive, dê uma atenção especial ao item 2, o Neo Mint), mostarda, rosa queimado, coral e, é claro, cores neutras, como branco e cinza.

Pinterest/Reprodução
Pinterest/Reprodução

Já sabe como vai decorar sua casa esse ano? Me conta aqui qual tendência mais te chamou atenção 🙂

E no Pinterest da Fulô tá cheio de inspirações bacanas. Eu fiz uma pastinha só de tendências de decoração para 2020 que você pode conferir aqui. Vai lá conferir!

E não esqueça: beba água, faça carinho no gatinho, e até o próximo post!

Compartilhe:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *