Decoração: um passeio pelos estilos

Quem já passeou pelo Pinterest já deve ter notado ambientes com estilos de decoração semelhantes, outros nem tanto assim. Alguns têm mais cores escuras, outros têm estampas delicadinhas no papel de parede, outros já tem branco em todo lado. Você sabe identificar cada um desses estilos? Isso vai facilitar sua vida na hora de decorar sua casa e pode até te ajudar a conhecer melhor seus próprios gostos. 

Eu fiz um post sobre salas de estar, que você pode conferir AQUI. Mas nada como conhecer um pouco melhor sobre os estilos para a gente entender como eles se diferenciam entre si, né?!



Quando a gente aprende um pouco mais sobre os estilos, conseguimos ser mais objetivxs ao escolher o que vai compor nossa decoração. Então, nesse post vamos fazer um passeio pelos estilos Rústico, Romântico, Retrô, Clean, Minimalista, Clássico, Escandinavo e Industrial. Depois me contem nos comentários qual deles você mais gostou.

Os estilos de decoração

Rústico

Photo by Andrea Davis on Unsplash

Esse seja talvez um dos meus estilos preferidos de todos. Aqui a madeira é o material predominante, aliada a cores terrosas e que lembrem a natureza, mas pode também usar cores neutras mais clarinhas. Geralmente o mobiliário tem aspecto de madeira crua, ou fórmicas (que é aquele capeado de MDF) com um estilo mais de madeira natural. A pedra natural complementa a madeira. Também é usado a famosa parede de tijolinho aparente. É comum esse estilo tem um ar de desgaste natural, mas esse é o charme do rústico.

Romântico

Photo by Toa Heftiba on Unsplash

O estilo romântico é normalmente atrelado à feminilidade (tipo o rosa), mas não se engane, nem se prenda a isso. Na verdade, o estilo romântico é aconchegante e sereno por natureza. Quem não gosta de um cantinho assim, né? As cores mais usadas são tons pastéis e tons neutros, associados à pontos de cores fortes, para quebrar expectativas, e a estampas florais e/ou listradas em outros pontos. No mobiliário, vemos peças brancas ou de cores clarinhas em estilo vitoriano que dão mais delicadeza ao ambiente. Para completar, almofadinhas estampadas e tapetes, que são a chave do estilo.

Retrô

Esse estilo é uma releitura moderna de um estilo antigo. Usando elementos ousados, como uma geladeira de cor vibrante do estilo dos anos 50, 60 e 70, itens da cultura pop antiga e vinil, estampas coloridas, o estilo retrô surge no ambiente. Motos Harley Davidson, Marilyn Monroe, Coke e outras figuras icônicas da época também podem compor o ambiente. O piso quadriculado também é um diferencial, se quiser ousar um pouco mais, mas nesse caso, é bom carregar um pouco menos no restante do ambiente para manter a harmonia.



Atenção: não confundir com o estilo Vintage. O Vintage usa peças que pertencem a outras épocas, e o estilo geralmente é mais sombrio, enquanto o Retrô é mais lúdico, com peças que fazem releituras da época descrita.

Clean

Photo by Naomi Hébert on Unsplash

O estilo clean foi feito para todos os gostos, pois ele facilmente agrada em olhar. A premissa é usar cores clarinhas e luz natural, de forma a passar sensação de frescor. As linhas retas são predominantes, e não precisa de muitos ornamentos. Pode-se colocar poucos pontos de cores fortes para equilibrar. É um estilo de pegada mais contemporânea.

Minimalista

Photo by Oliur on Unsplash

“Menos é mais” é o mandamento desse estilo, frase essa dita por Mies van Der Rohe. Surgiu nos anos 60 com vários movimentos artísticos que buscavam usar o essencial. Aqui cada coisa tem sua função e razão de existir no lugar em que está. As cores são geralmente neutras e o branco, mas também é possível usar cores diferentes, mas sem exageros. Há pouco ornamento, e cada ornamento deve ter uma função essencial, pois o minimalismo é justamente isso: ter apenas o necessário para viver e ter conforto. Parece radical, não é? Mas acredite, a decoração minimalista é linda e perfeita para quem tem uma vida corrida como a nossa.

Clássico

Photo by Helen Thomas on Unsplash

O nome já diz tudo, não é? O estilo clássico vem do estilo antigo grego e romano. Há uma presença forte de branco, dourado e/ou prateado, madeiras entalhadas de mogno ou semelhantes, mobiliário colonial, lustres e cortinas vistosas. O objetivo é o requinte e a elegância. O estilo clássico requer um pouco mais de amplitude e altura nos espaços, pois seu mobiliário e seus ornamentos pedem, tanto por dimensões como por suas cores. Mas é possível adaptar um espaço pequeno, como um apartamento, para esse estilo, é só saber trabalhar as dimensões.

Escandinavo

Photo by Camylla Battani on Unsplash

É um estilo que vem dos países nórdicos da região de escandinávia, compostos pelos países Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega. Assim como rústico, a madeira é predominante, mas as cores predominantes nesse estilo são o branco, o cinza e o bege. O estilo consiste em ambientes simples e amplos, com elementos naturais como plantas, para dar cor, e cordas de sisal, aliados à madeira. Para complementar, pode-se usar almofadas e pelecos (aquela mantinha peluda) de cores pastéis e neutras. 

Industrial

Photo by Israa Hilles on Unsplash

Como o nome sugere, esse estilo traz elementos industriais para a decoração. Alguns elementos que o compõem são encanamento expostos, metal, cimento queimado e tijolo aparente. As cores mais usadas são preto, branco e cinza (principalmente por conta do concreto e do inox, marcas do estilo). Esse estilo surgiu em Nova Iorque nos anos 50, com o desuso de galpões de fábricas que foram transformados em moradia e a manutenção dos elementos que eles continham.

Eu particularmente amo os estilos Rústico, Escandinavo, Minimalista e Clean. Minha casa é uma leve mistura desses. Eu gosto muito das cores neutras, mas amo pequenos toques de cores também. Eu sou do minimalismo, mas eu gosto de cores também. Amo a madeira do rústico, a simplicidade do minimalismo, a amplitude do clean e a luminosidade e a naturalidade do escandinavo.

Mas e você, já sabe qual é seu estilo? Ou tem mais de um? Me conta aí nos comentários!



Compartilhe:
0

2 thoughts on “Decoração: um passeio pelos estilos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *