
As cores existem para dar vida a tudo que vemos e observamos. Na nossa casa, não poderia ser diferente. Já prestaram atenção que, mesmo um ambiente todo branco, quando tem uma coisa só de outra cor, nossos olhos saltam para tal, como se despertasse nossa visão? A cor tem esse poder.

Mais do que isso. A cor consegue despertar emoções, e consegue dar sensação de acalmar ou despertar, relaxar ou concentrar. Por isso, ao escolher as cores que queremos nos nossos ambientes, devemos estar atentxs à função ou a finalidade que se deseja. Até porque não é saudável passarmos muito tempo expostos a uma única cor.
Cores quentes e frias
As cores quentes são aquelas cores mais vibrantes, que dão sensação de energia. Amarelo, vermelho e laranja são cores que “esquentam” a temperatura do corpo, e nos deixam despertxs. Geralmente, pessoas mais extrovertidas preferem essas cores.
As cores frias têm o efeito contrário. Elas acalmam, “esfriam” o corpo. Pessoas mais introspectivas costumam preferir essas cores. Como seus efeitos são calmantes, elas dão conforto e ajudam a relaxar. Azul, verde, cinza e roxo são cores frias.
Efeitos das cores
Amarelo
Dá luz e brilho ao ambiente, transmite alegria e lembra riqueza. É também ligado ao raciocínio e à criatividade. Em ambientes bem iluminados, ele dá bastante energia. Porém, se usado em grande extensão, pode deixar o ambiente monótono e incômodo. Pode ser usado na sala, cozinha, banheiro e varanda (em um tom mais pastel, por conta da incidência de luminosidade).

Azul
Transmite calmaria, delicadeza e paz. Dá serenidade, amabilidade e leveza ao ambiente. Pode ser usado em ambientes como sala, quarto, varanda e banheiro. Mas tenha atenção, pois essa não é uma cor recomendada para pessoas que tenham depressão ou que possam ter tendências depressivas, pois ela pode potencializar os sentimentos depressivos.

Marrom/Castanho
Transmite seriedade, estabilidade e solidez, mesmo sendo um tom calmante. Pode ser usado em escitórios, sala, biblioteca e no quarto.

Laranja
É uma cor bem energizante, que desperta o corpo para comida. Pode ser usada na sala, na cozinha e em locais de refeição. Por ser uma cor vibrante, assim como o amarelo, deve ser usada com moderação, pois é uma cor muito focalizante.

Roxo
Sensação de luxo, nobreza. Usada moderadamente, pode deixar o ambiente relaxante e calmo. Usado em larga escala, pode deixar o ambiente triste. Pode ser usado em salas, escritório, quarto e banheiro.

Rosa
Transmite delicadeza, amabilidade e alegria. É uma cor radiante, mas que gera conforto ao ambiente. Pode ser usado em qualquer ambiente da casa, principalmente em tons mais pastéis ou envelhecidos.

Verde
Sensação de frescor, relaxamento e calmaria; ajuda a amenizar o estresse pelo conforto que transmite. É uma cor que diminui a tensão, e é a cor menos cansativa à visão. Pode ser usada em qualquer ambiente da casa, assim como o rosa.

Vermelho
Dinamismo, ação e entusiasmo são algumas sensações transmitidas pelo vermelho. Desperta sensualidade e pode aflorar agressividade. Deve ser usado com moderação. Pode ser usado em detalhes da decoração ou em apenas uma parede, e pode ser usado na sala, no quarto, no banheiro e na sala de jantar.

Branco
Sensação de limpeza, pureza e paz. É a mistura de todas as cores. Transmite alegria quando usado com pontos de cor no ambiente. Pode ser encantador para uns e impessoal para outros. Por ser uma cor neutra, pode ser usado em qualquer ambiente. É a cor principal nos ambientes minimalistas.

Preto
Se usado com moderação, pode transmitir elegância e sofisticação. Realça cores diferentes, mudando-as. O preto é a ausência de cor. Usado em excesso, pode deixar o ambiente carregado e triste.

Tem outro post dando dicas de uso das cores aqui. Lembrem-se de acompanhar o Instagram da Fulô (aqui do lado) para mais dicas dicas como essa todos os dias.