MASP: você o conhece arquitetonicamente falando?

Desde que comecei a estudar Design de Interiores, venho pesquisando mais sobre muita coisa, e acabei descobrindo uma paixonite por algo que antes não havia atinado: História da Arte e do Design. É incrível o que a gente descobre quando começa a estudar essa área, e como a gente consegue ligar o Design à sociedade e qual sua importância nesta. Dito isso, resolvi compartilhar o que venho descobrindo, porque conhecimento nunca é demais. Começarei pelo MASP – Museu de Arte de São Paulo.

fachada-MASP_01
Imagem: Conhecendo Museus

O MASP

Criado por Assis Chateaubriand em 1947, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) é uma fundação privada sem fins lucrativos e o primeiro museu moderno do Brasil. Localizado na Avenida Paulista, um das avenidas mais famosas de São Paulo, o prédio foi inaugurado em 7 de novembro de 1968. O projeto arquitetônico do edifício da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, e seus pilares vermelhos foram projetados pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz. Foi o primeiro museu a receber novas tendências artísticas depois da Segunda Guerra Mundial. O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2003.

O terreno do museu foi doado por Joaquim Eugenio de Lima sob a condição de não construir uma obra que atrapalhasse a amplidão panorâmica do local; portanto a obra teria que ser no subsolo ou suspensa. Lina Bo Bardi e José Carlos de Figueiredo Ferraz optaram pelas duas alternativas, construindo um bloco no subsolo e outro suspenso, a 8 metros do chão, ligados por dois pilares e duas vigas gigantescas.

 

A Arquitetura

Museu_de_Arte_de_Sao_Paulo
Museu de Arte de São Paulo. São Paulo, SP, 1957-1968. Projeto de Lina Bo Bardi.

O prédio possui aproximadamente 10 000 m² de área total. “Concreto à vista, caiação, piso de pedra-goiás para o grande Hall Cívico, vidro temperado, paredes plásticas. Os pisos são de borracha preta tipo industrial. O Belvedere é uma ‘praça’, com plantas e flores em volta, pavimentada com paralelepípedos na tradição ibérico-brasileira. Há também áreas com água, pequenos espelhos com plantas aquáticas”, descreveu Lina Bo Bardi, e afirmou: “Não procurei a beleza. Procurei a liberdade.”

695112bd1b427b80f438c081b3325742
Imagem: Pinterest

Entre os anos 1996 e 2001, o MASP passou por uma reforma que gerou polêmicas. A obra, comandada por Júlio Neves, incluía a troca do piso original, que havia sido escolhido por Lina Bo Bardi. O projeto foi bastante criticado por outros arquitetos, pois, segundo eles, a reforma causaria uma profunda descaracterização do projeto original.

As vigas protendidas do piso e da cobertura se apoiam em 4 pilares situados nas extremidades das vigas. Estes pilares são ocos próximos à cobertura, contendo um pêndulo interno, de modo a evitar que os efeitos de dilatação/contração das vigas acarretem na transferência de esforços para os pilares e consequentemente acarretem em momentos fletores.

O que o MASP oferece

O Acervo do MASP, atualmente, possui em média 8 mil peças, incluindo arte africana e asiática, alguns conjuntos das escolas italiana e francesa, arte flamenga, holandesa, alemã, inglesa, peças arqueológicas, artes decorativas, moda e vestuário. Possui o maior acervo de arte ocidental da América Latina e, também, a maior biblioteca com especialidade em Arte do país. É composto por pinacoteca, biblioteca, filmoteca, fototeca, dois auditórios, videoteca, restaurante, loja oficina, ateliê, espaços administrativos, reservas técnicas, além dos espaços expositivos.

518db521f2.jpg
Obras de Delacroix no acervo do MASP (Créditos: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Em seu acervo, há obras de grandes nomes da arte nacional, como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior; e também internacional, como Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall.

O Museu também oferece cursos, por meio da Escola do MASP, que oferece aulas de Introdução à História da Arte, entre outros, voltados para pessoas com ou sem formação na área. Também oferece atendimento a grupos, ateliê e espaço infantil, com atividades para as crianças.

Fontes:
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *